sábado, 18 de junho de 2011

PROJETOS EDUCACIONAIS

Realizar uma reunião, com toda a equipe pedagógica, e principalmente com a presença de todos os professores, deve constar na primeira parte da estratégia.

No dia da reunião serão apresentados os motivos, que são: o que é um projeto, como trabalhar com projetos, e o que ganharemos com essa ação. Será distribuído entre todos os presentes recursos como apostilas, livros, pesquisas na Internet e se possível uma maquete que sirva de base para essa explanação. Serão apresentados os tipos de projetos nos quais poderemos trabalhar, que podem ser sobre a vida cotidiana, empreendimentos, aprendizado, que será dividido em etapas, sendo que na primeira etapa será escolhido o tema, absorvendo as manifestações dos alunos, ajudando no consenso de decisão segundo seus interesses e necessidades; na segunda etapa será feito a, construção de conhecimentos, com significados teóricos e práticos; na terceira etapa será execução e realização, com conteúdos sistematizados; na quarta etapa avaliar para medir os resultados propostos que serão apresentados no dia da exposição; na quinta etapa exemplificar as últimas instruções para os alunos, visando dar-lhes autonomia para o dia da exposição; na sexta etapa será feita uma avaliação com crítica, em relação aos desafios, conflitos e dificuldades vividos pelas turmas, que será realizada logo após a apresentação do projeto.

A parte desafiadora dessa estratégia está em que as definições de todas as etapas apresentadas serão feitas em sala de aula juntamente com seus alunos respeitando sempre a faixa etária de sua turma, seus interesses e necessidades.

Será marcada uma nova reunião pela Pedagoga para que sejam apresentadas as definições de cada projeto por turma e seja marcada uma data para apresentação geral.

Nenhum comentário: