sábado, 18 de junho de 2011

A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA

A coordenação motora global tem sido privilégio de poucos, e comentários são enfatizados nos quais as crianças de rua são mais desenvolvidas em sua coordenação motora do que às crianças de Classe Média.

A Educação Psicomotora surge na intenção de acentuar o trabalho com crianças, evidenciando desenvolver um bom domínio corporal, perceptivo, auditivo, visual, lateralidade definida, faculdade de simbolização, orientação espaço-temporal, poder de concentração, percepção de forma, tamanho, número, equilíbrio, dos comandos psicomotores (como coordenação fina e global), os quais contribuirão para o processo de escolarização no aprendizado da leitura e da escrita.

Educação Psicomotora é citada por Morizot (1979)como: “Uma atividade através do movimento, visando um desenvolvimento de capacidades básicas-sensoriais, perceptivas e motoras, propiciando uma organização adequada de atitudes adaptativas, atuando como agente profilático de distúrbios da aprendizagem”

Deve o professor ajudar os alunos em suas dificuldades, corrigido-os na hora certa, respeitando suas limitações, criando situações que motivem suas interações no grupo.

No início da leitura a criança deve diferenciar visualmente as letras impressas percebendo cada símbolo gráfico, discernindo o seu som e na escrita a criança deve possuir habilidades que são pressupostos essenciais para o desenvolvimento infantil.

A Educação Psicomotora deve ocupar seu lugar no universo escolar desvendando a complexidade da leitura e da escrita na interligação dos aspectos cognitivo, afetivo e motor.

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