sábado, 18 de junho de 2011

DESENVOLVENDO O HÁBITO PELA LEITURA

Em uma escola onde o hábito pela leitura está adormecido é interessante que se tenha como estratégia lançar projetos relacionados a esse tema, para que ao mesmo tempo se alcance esses dois objetivos.

O” Projeto do Saber” é um projeto que tem como objetivo motivar professores e alunos a envolverem-se com a leitura até que se torne um hábito. Através de um concurso integrar professores e alunos de todas as turmas da escola a montarem uma biblioteca com livros de vários temas e autores inclusive a Revista do cotidiano como a “Revista Mônica Adolescente”, a “ Revista Super Interessante” entre outras.

Esse projeto estará aberto à comunidade, incentivando principalmente os familiares dos alunos a participarem desse movimento. Pode-se premiar a família que mais doar livros e revistas. Esse Projeto dá a idéia também de se formar uma Equipe onde pais e alunos juntamente com professores poderão criar turnos de trabalho formado por duplas de alunos que onde o revezamento será feito durante todo ano e assim a escala ficará bem ampla visando a disponibilidade de cada um.

O foco da estratégia está em ensinar professores e alunos a escolherem o tema,a mudá-lo se necessário, a construir conhecimentos com significado e sistematizá-los, e ensiná-los a avaliar com crítica sabendo que as ideias de todos devem ser ouvidas e aproveitadas de acordo com o tema escolhido.

Nenhum comentário: