sábado, 18 de junho de 2011

FUNDAMENTOS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Infelizmente temos observado educadores que destacam com freqüência, as dificuldades do educando, no que diz respeito à interpretação de texto.

Segundo Garcez (2002), “A Leitura é a forma primordial de enriquecimento, sobre os diversos assuntos acerca dos quais se pode escrever”. A ausência de leituras dificulta a interpretação. As leituras de mundo, lingüísticas e textuais, nos dão condições de compreensão, tendo por base duas fontes de informações: a primeira é fornecida pelo autor (registros gráficos sobre uma página) que é chamada de informação visual; a segunda encontra-se no cérebro do leitor, que fornece informações não visuais disponíveis e presentes mesmo quando os olhos estão fechados.

São essenciais no objetivo de despertar o diálogo entre o leitor e o texto: a escolha do tipo de leitura que atinjam aos interesses da criança; adequar o texto à turma; familiarizar o aluno com a leitura de vários gêneros textuais: levar o aluno a ler de letreiros de ônibus, aos nomes das ruas, dos bancos, das casas comerciais; Ler as leis que regem a sua cidadania.

Essa prática de leituras fará com que o leitor encontre-se com o texto, levando-os a uma releitura descomprometida, ou no comprometimento da construção de um texto ajudando-o a evitar a palavra descontextualizada, e ao mesmo tempo que proporcionará ao leitor autonomia na leitura, para que disponha as palavras nas frases e as frases no texto.

É fundamental que esse processo comece na Educação Infantil, sabendo que a compreensão de texto caracteriza-se pela utilização do conhecimento prévio e contínuo, que são adquiridos ao longo da vida.

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