sábado, 18 de junho de 2011

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

Com o objetivo de construir uma Gestão democrática na escola, deve o Gestor descentralizar o poder decisório passando a basear-se na participação decisória, que o levará a uma atuação satisfatória.

Tendo por meta transformar o indivíduo em cidadão, toda equipe escolar deverá estar interligada e interrelacionada. O Supervisor deverá dinamizar o processo educativo. Através da formação continuada, levará seus professores a novos conhecimentos, habilidades e atitudes. Já o Orientador, promoverá a aproximação da escola com a comunidade, variando suas ações de acordo com a legislação vigente; atuará na elaboração e discussão do Projeto Político Pedagógico (PPP), organizará o processo de educação continuada da equipe escolar, que será gerida pelo Supervisor. Ainda o Orientador deverá manter um bom relacionamento entre os docentes, além de planejar e avaliar as ações didáticas.

Para Bordenave, (1983 ) "Participação é fazer parte, é tomar parte, ou ter parte". Nesse caso as famílias deverão ter uma participação benéfica, mudando o quadro de que os responsáveis só são chamados em momentos de conflitos ou por indisciplina de seus filhos.Então a equipe escolar tentará evitar: a burocracia na hora da vaga, a desistência do aluno por motivo indisciplinar e a não presença dos pais em reuniões escolares que se resguardam para não passar vergonha em público.

O professor deve planejar e executar suas aulas normatizando-as através do Projeto Político Pedagógico(PPP), Plano de Curso da Escola, Planos de Estudos, Plano Anual, Regimento Escolar e Bases Curriculares Vigentes.

Tendo consciência da sua responsabilidade em manter uma participação ativa e criativa deverá atuar como servidor de sua comunidade escolar, realizando as atividades escolares através de seus liderados, buscando situações que envolvam os membros da comunidade escolar do Carnaval ao Natal.

A centralização do poder, e a falta de preparo de profissionais, têm sido um dos motivos que levam algumas escolas que possuem Educação Infantil à falta de qualidade em suas aulas.

O professor deve viabilizar a aprendizagem do aluno, tendo por base legal a Constituição Federal de 1988, as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Estatuto da Criança e do Adolescente, os PCNS, o Referencial Curricular da Educação Infantil, reafirmando sua formação inicial e continuada. Conscientizar o educador sobre o " Direito da Criança evitará que ele em nome do aprendizado coletivo, envergonhe, oprima, faça ameaças e em muitos casos, agrida as crianças pequenas, esquecendo que deve repeitar a individualidade em todas as atividades.

Para Sacristã, (1996) " Em momentos de crise no gasto social, o discursso sobre qualidade se restringe a certos significados mais estritamente eficientista e a argumentos técnicos". Então além do investimento financeiro, que se faz necessário, o professor deve exercer a profissão com ações coletivas e interativas, buscando a participação dos responsáveis no comprometimento e incentivo aos educandos, ao mesmo tempo que conduzirá os alunos a comprometer-sem com o processo de ensino, através da assiduidade.

Estar na contramão em busca da qualidade, faz parte do dia-a-dia do professor que deverá somar o ato de amar, ao educar, cuidar e ensinar, com o objetivo de alcançar qualidade, com qualidade em suas aulas, projetos e atividades escolares, sabendo que a participação da família é decisiva na conquista de direitos educacionais

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