sábado, 18 de junho de 2011

CURRÍCULOS E PROGRAMAS

Aluna: Edenir Santos Silva de Souza.

Login: 227818.

Disciplina: Currículos e Programas.

Sendo o currículo um documento de identidade escolar, sua concepção deve atender às necessidades de uma sociedade contemporânea.

"Podemos encontrar uma concepção de currículo fundamentada na dinâmica cultural ( Silva 1996 ). È função da escola abrir caminhos para que o processo da educador reconstruir para que tenha uma pluralidade de objetivos acerca do que ensinar, tendo como base experiências crenças, artes, moral, leis e os costumes de uma região.

"Aprender para nós è construir, reconstruir, constatar para mudar ( Paulo Freire 1996 ). Dentro desse contexto, em sala de aula na sua práxis escolar, deve o educador fazer a diferença criança possibilidades, usando sua criatividade, saberes e experiências para a reconstrução da identidade escolar, mesmo que haja impasses.

Capacitar adultos tem sido uma luta dolorosa e muitas vezes sem sucesso. Então o currículo que funciona é aquele que permite mudanças e é reconstruído com a finalidade de solucionar o problema da capacitação para adultos, da inclusão digital, da alfabetização para jovens e adultos, insistindo no objetivo de formar cidadâos independente da faixa etária.

Nenhum comentário: