segunda-feira, 14 de julho de 2008

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO



ALUNA: EDENIR SANTOS SILVA DE SOUZA
CURSO: PEDAGOGIA - 1º PERÍODO
RESUMO: LIVRO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
AUTOR: ALBERTO TOSI RODRIGUES


Nessa leitura, Alberto Tosi, nos leva a refletir e ao mesmo tempo nos informa e alerta sobre a sociologia da educação das décadas passadas. Os autores citados são: Emile Durkheim, Karl Max, Max Weber, Bordilu, Gramsa e Manheim. Segundo Emile, o homem que a educação deve realizar em cada um de nós, não é o homem que a natureza fez mas o homem que a natureza quer que seja. Segundo Karl Max, do sistema fabril (...) brotou o germe da educação do futuro que conjugará o trabalho produtivo de todos os meninos. Segundo Max Weber, por traz de todas as discussões atuais sobre as bases do sistema educacional, se oculta em algum aspecto mais decisivo a luta dos especialistas contra o tipo mais antigo de homem culto. Buscando a renovação, o professor virtual deve ensinar o aluno a lançar mão de fontes de informação, sem extrair tópicos inteiros. Deve levar o aluno a refletir, entendendo o que está lendo, para que seja capaz de criar o seu próprio texto. Isto porque na sociedade, temos muito dos outros em nós, lendo e pesquisando. Educando o aluno segundo o mundo industrial daria aos jovens a possibilidade de assemelhar rapidamente o sistema de produção permi9tindo passar de um ramo de produção a outros, segundo as necessidades da sociedade. Sendo que o desencantamento acontece, quando existe um peso do sistema sobre a prática educacional, quando a educação está relacionada com a luta pelo poder, ou quando as teorias pedagógicas na verdade são cortina de fumaça que procura ocultar o poder reprodutor do sistema que está nas mãos dos educadores.
É preciso que se ganhe a batalha das idéias, pois a educação veio desencantar o mundo, veio fazer a diferença, primeiro no ocidente, depois no oriente. Pois enquanto o uso do computador e da internet no ocidente é evolução, no oriente é sinal de perigo tão grande que os leva a destruir um computador a picaretadas. Por essa ou essa diferenças tão grandes de cultura com relação a educação é que o sociólogo precisa ter um olho para as estruturas que é o que está estabelecido, e outro para os processos (aquilo que está em mudança).
Então para haver equilíbrio entre o capitalismo o estado e a sociologia, o estado deveria garantir contratos privados da economia e a liberdade das relações. O neoliberalismo diminui a ação do governo na área econômica e com isso, dá direito a privatização de empresas (funciona como doutrina). O liberalismo está no centro do conflito, enfatizando a iniciativa individual, tentando direcionar a educação para o mercado e para os interesses do capital privado, fazendo com que a sociologia faça por si só a sociologia da educação.
Segundo Michael Apple e a nova massa suprema, a educação superior possui suas próprias dinâmicas e está ligada à transformação social, devendo ter cuidado com o excesso de democracia cultural e política, por ser a maior causa do declínio econômico e cultural.
Finalizando o neoconservadorismo não aceita mudança, inovações, sendo esse o caso do oriente atual, e geralmente não guiados por uma concepção de estado forte. Enfim a nova classe média profissional, são pessoas com conhecimento de gerenciamento e técnicas de eficiência que fornecem base profissional, a responsabilidade, o controle do produto e a avaliação.
Por causa da complexidade das políticas educacionais (são observadas sobre diferentes aspectos) nos Estados Unidos, o autor de sociologia da educação Alberto Tosi, fez uma análise dos movimentos sociais, essa análise tem tido impacto nos debates sobre políticas e práticas em educação e na sociedade.

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