quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O ENSINO DE HISTÓRIA

Aluna: Edenir Santos Silva de Souza.
Curso: Licenciatura em Pedagogia – EAD.
Turma: 2008.
Período: 6º.
Disciplina: Fundamentos e Metodologia do Ensino de História.
Professora: Maria da Salete Sachweh.



Segundo Thompson (1981) “A Experiência Humana abrange vivências cotidianas, que ocorrem na família, na rua, no bairro, no trabalho, na escola, na internet e nos mais diversos grupos sociais em que a criança, o jovem e o adulto participem ao longo de sua caminhada nesse mundo”. Essas experiências vividas em várias situações e em todos os grupos sociais integram o conjunto das necessidades e interesses necessários para a sobrevivência e convivência humana, que são trabalhadas em sua consciência de acordo com a cultura característica do lugar em que vive, resultando em ações simples ou complexas, determinando a formação da sua personalidade.
Para Thompson, a elaboração da experiência na consciência acontece espontaneamente com base em suas reflexões, provocando mudanças que se originam em “Experiência Modificada”. A “Experiência Humana”, agora modificada traz benefícios à criança, ao jovem e ao adulto como: o respeito ao ser humano independente de cor, religião, sexo, idade e condição financeira; o direito à sua individualidade mesmo que as decisões sejam tomadas coletivamente, reafirmando sua contribuição em “Benefício Próprio”.
A educação, memória, cultura e história, tornam-se alvos para estudos na medida em que o historiador busca a contextualização dessas fontes para um melhor entendimento e formação de conceitos revolucionários. A revolução é causada pelo ser humano na medida em que surgem novas necessidades que precisam ser atendidas de imediato ou à longo prazo, para que se sinta estabilizado de forma integral.

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